IA, Comunicação e Artes

O subgrupo de trabalho “IA Responsável, Comunicação e Artes” tem como objetivo desenvolver estudos que reflitam e discutam, crítica e propositivamente, os impactos socioculturais das neotecnologias de IA no Sul Global, especificamente, no contexto brasileiro. Nessa direção, nossas pesquisas envolvem análises e revisões legislativas para a regulação da moderação de conteúdo nas plataformas de mídia social, em especial os PL 2630/2020, 2338/2023 e as Resoluções do TSE para regular as fake news e deep fakes nas eleições, conduzidas pela temática referente às epistemologias territoriais. Nesse enquadramento, são problematizadas questões como participação cidadã, visibilidade da condição de minorias em representatividade política e as especificidades locais, por pontos de cultura, em perspectivas de comunicação e apropriações tecnológicas possíveis, interpelando as plataformas digitais hegemônicas que, por estratégias de marketing, transformam a experiência informativa e comunicativa em jardins murados, bolhas.

Pesquisadores:

Francisco Leite (líder), Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP;

Telma Luiza de Azevedo (vice-líder), Doutora em Artes PGEHA-USP;

Everaldo Pereira, Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo;

Isabela Xavier Gonçalves,  Doutoranda em Direito pela Vrije Universiteit Brussel-Bélgica;

Luciana Moherdaui, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC–SP