Pesquisadores

ALEXANDRE PUPO

ALEXANDRE PUPO

Doutor e Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEAUSP). Atua em vertentes técnicas e gerenciais das áreas de Tecnologia da Informação, de Estudos do Futuro e de Inovação Tecnológica nos setores público e privado e, também, participa de iniciativas nas áreas de Tecnologia, de Segurança da Informação, de Gestão e de Estudos do Futuro. Realiza atividades de pesquisa e de consultoria que tratam de aspectos tecnológicos, sociais, do futuro, de inovação, de gestão e de segurança relacionados com tecnologias existentes e emergentes.

ALVARO GUSTAVO MARQUES MORAES

ALVARO GUSTAVO MARQUES MORAES

Alvaro Gustavo Marques Moraes é Graduando em Direito e Bacharel em Humanidades na área de Estudos Jurídicos ambos na Universidade Federal da Bahia. Pesquisador na área de Inteligência Artificial, Justiça e Tecnologias Digitais. Membro do Centro de Pesquisa e Estudos Jurídicos da UFBA (CEPEJ/ UFBA) e membro-associado ao Laboratório de Direito Digital e Inovação da UFBA (LABID/UFBA).

ALLAN ALVES RODRIGUES

ALLAN ALVES RODRIGUES

Designer e Pesquisador. Bacharel em Sociologia pela UFF, membro do grupo Pensamento Social em Dados (data_PS). Pesquisa o pensamento conservador na Wikipédia; 1º lugar em Ciências Humanas no Prêmio de Excelência UFF. Autor do artigo “O Digital como Objeto de Pesquisa nas Ciências Sociais” (DOI: https://doi.org/10.36311/1982-8004.2022.v15.n1.p9-26). Apresentou no III Congresso Internacional em Humanidades Digitais o trabalho “Narrativas do Conservadorismo na Wikipédia Lusófona: Da Queda de Dilma Rousseff ao Ataque da Praça dos Três Poderes.” Informações adicionais: Currículo Lattes e meu perfil no LinkedIn.

ANA CAROLINA SOUSA DIAS

ANA CAROLINA SOUSA DIAS

Cientista da computação que pesquisa sobre a promoção e o desenvolvimento do uso responsável de tecnologias, com foco em pesquisa sobre Governança da Internet. Premiada duas vezes com a bolsa do Programa Youth CGI.br (2020 e 2023) e participante de eventos de GI em todo o Brasil e na região da América Latina e Caribe. Atualmente é pesquisadora em IA, Desinformação, Vigilância, Economia Digital e Governança de Dados no LAPIN (Laboratório de Políticas Públicas e Internet, Brasília) e no C-PARTES (Coletivo de Pesquisa e Ativismo de Rondônia em Tecnologia, Estado e Sociedade). Colabora na campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira, no Dorothy Piauí, e estuda 6 idiomas em seu tempo livre.

ANA PAULA ALMEIDA

ANA PAULA ALMEIDA

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2002). Especialização em Arteduca: Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília (2014). Especialização em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco (2016). Especialização em Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (2021). Desde de 2008, trabalha como bibliotecária no Instituto Cervantes de Recife. Atualmente, é aluna do Mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco (2023). Tem interesse na temática: Inteligência Artificial e suas questões éticas nos serviços de bibliotecas.

ANDERSON RÖHE FONTÃO BATISTA

ANDERSON RÖHE FONTÃO BATISTA

Advogado membro da Comissão Especial de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da OAB-SP. Graduado pela UFF. Fellow no Think Tank ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software (GT-Inteligência Artificial). Pós-Graduações em Relações Internacionais pelo Damásio Educacional, e em Direito Digital pela UERJ e Instituto de Tecnologia e Sociedade – ITS Rio. Mestre em Políticas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, junto à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tese acerca da regulação da Inteligência Artificial e suas implicações para o Sul Global. Em especial o Brasil

ANDREZA GARCIA LOPES

ANDREZA GARCIA LOPES

Egressa da UNESP e USP, é educadora e gestora de projetos envolvida no setor educacional há mais de 20 anos, com MBA Educação Inovadora Criativa, MBA em DHO, MBA Gestão Empresarial Sustentável. Mestranda pela UNICAMP em Tecnologias com ênfase em Transformação Digital e Educação Tecnológica, líder de projetos do TED ED Students Talks e Gestão Projetos TEDx. Orientadora e mentora em projetos sociais envolvendo tecnologia, educação, criatividade e sociedade. Palestrante no World Creativity Day e na Bett Educar 2024 com temáticas em Educação e IA. Integrante dos Comitês de IA na Educação e Women in AI na I2AI, Associação Internacional de Inteligência Artificial. Colabora como Gestora Educacional no Grupo SEB.

ANGELY GABRIELLE DOS SANTOS BERNARDO

ANGELY GABRIELLE DOS SANTOS BERNARDO

Graduada em Ciências e Humanidade e Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC. Possuo uma formação profissional multidisciplinar que combina conhecimentos em humanidades com habilidades práticas em construções algorítmicas e linguagens de programação. Atualmente, trabalho como Analista de Consultoria na área de Talent&Organization na Accenture, com foco em projetos de transformação digital e gestão da mudança, tendo atuado em indústrias de novos produtos, alimentícia e energia.

ATAHUALPA BLANCHET

ATAHUALPA BLANCHET

Especialista em Tecnologias Emergentes do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH) e Consultor (Technical Expert) em Inteligência Artificial do Escritório da UNESCO para a América Latina e Caribe. Advogado e jornalista, tem mestrado em Comunicação Digital pelo Instituto Europeu de Jornalismo e Comunicação e em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha (Espanha). Professor do Master in Employment and Industrial Relations do Centro de Formação da Organização Internacional do Trabalho (ITCILO) em parceria com a Universidade de Turim (Itália).

CAMILA CINTRA

CAMILA CINTRA

Pesquisadora, consultora e escritora. Mestre em Humanidades Digitais pela Universidade de Cambridge; com foco de pesquisa em IA generativa e deepfakes (First Class Distinction). Comunicadora social (ECA-USP), especializada em Cultura e Consumo (ECA-USP). Pesquisadora em Simbioses Humano Máquina e IA Responsável pela Cátedra Oscar Sala IEA-USP. Autora do livro “O Instagram está padronizando os rostos?” (com col. Lucia Santaella – Ed. das Letras e Cores, 2021).

CAROLINA CHRISTOFOLETTI

CAROLINA CHRISTOFOLETTI

Graduada em Direito com distinção de mérito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FDRP-USP). Mestre em Compliance Criminal pela Universidad Castilla La Mancha (UCLM) e Mestre em Ciberdelinquência pela Universidad Antônio Nebrija. Diplomada em Justiça Transacional e Processos de Paz pela Universidad Católica de Colombia. Atualmente pesquisa temas de segurança infantil, com enfoque nas estratégias de desmantelamento de redes de distribuição de materiais de abuso sexual infantil operantes na Internet.

CAROLINE OLIVEIRA COELHO

CAROLINE OLIVEIRA COELHO

Jornalista, mestranda em Comunicação Digital pelo Instituto Europeu de Jornalismo, especialista em gênero e direitos humanos e gestão da comunicação nas organizações, coordenadora de comunicação da Confederação Sindical das Américas e do Comité da Mulher Trabalhadora das Américas. Coordenou a imprensa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e projetos como o Start Up Brasil e o Marco Civil da Internet.

CELSO DOS SANTOS MALACHIAS

CELSO DOS SANTOS MALACHIAS

Celso Malachias é engenheiro eletrônico, com especializações e cursos técnicos em IA/LLM, mestre em ADM/inovação (Mackenzie), doutor (com distinção) em ADM/inovação (FGV EAESP) (tema em leitura de sinais de mercado e conversão em inovação), doutorado sanduiche (Universidade de Oxford, UK). Pós-doutorado associado (Universidade de York, Canadá) e pesquisador (Universidade de Sherbrooke, Canadá). Ex executivo (IBM, Microsoft, EDS/HP) há alguns anos dá palestras e aulas sobre o Impacto da Inovação e Inteligência Artificial nas carreiras, empresas e sociedade. Empreendedor tem empresa de consultoria em RH e Recrutamento e Seleção. Estuda IA de forma transversal e técnica.

CESAR AMARAL NUNES

CESAR AMARAL NUNES

Pesquisador associado ao GEPEM/ Faculdade de Educação da Unicamp. Membro do Grupo de Trabalho “Ética, Democracia e Diversidade” do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp, e do “Grupo de Pesquisa e Inovação do PISA” na OCDE. Doutor em física pela Universidade Técnica de Munique, mestre e bacharel em física pela Universidade de São Paulo, bacharel em violão clássico pela Faculdade de Música “Carlos Gomes”. Tem especialização em Ensino para a Compreensão, e Avaliação Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, e Implementação de Políticas Públicas pela Escola de Administração da Universidade de Harvard.

CLÁUDIA HELENA DOS SANTOS ARAÚJO

CLÁUDIA HELENA DOS SANTOS ARAÚJO

Pós-doutora em Estudos Culturais (PACC – UFRJ). Doutora e Mestra em Educação (PUC – Goiás). Vice-líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental – NUPEDEA. Membra do Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação-KADJÓT. Docente e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico em Educação) do IFG.

DANIELA COSTA

DANIELA COSTA

Daniela Costa é doutora em educação e mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP. Graduada em linguística e literatura, especialista em design instrucional e em planejamento, implementação e gestão de tecnologias na educação. Foi docente em classes de Educação Básica, coordenadora editorial e designer instrucional. Pesquisadora das áreas de letramento, educação, desenvolvimento humano e tecnologias digitais, atuou também na elaboração e condução de cursos de formação para educadores e em projetos sobre educação para a cidadania digital e alfabetização midiática e informacional (MIL) nas escolas. Atualmente coordena a Pesquisa TIC Educação, realizada anualmente pelo Cetic.br | NIC.br.

DANIELLE SOARES E SILVA BICUDO FERRARO

DANIELLE SOARES E SILVA BICUDO FERRARO

Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Graduação em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Digital. Pesquisa Inteligência Artificial e plataformas digitais, com ênfase na área de educação.

EDISON LUÍS DOS SANTOS

EDISON LUÍS DOS SANTOS

Pesquisador em Ciências da Informação, bibliotecário, bacharel em Linguística e Biblioteconomia, Mestre e Doutor em Ciência da Informação (ECA/USP); colaborador do Grupo de Estudos Abertos em Ontologias (CBD/USP); membro do Grupo de Estudos Transdisciplinares da Herança Africana (UNIP/SP) e Grupo de Pesquisa IA Responsável (IEA/USP). Realizo trabalho voluntário na Escola Pluricultural Odé Kayodê e Biblioteca Obá Biyi, espaços culturais de matriz afro indígena, sediados em Vila Esperança (GO). Em 2022, conclui Pós-Doc no Instituto de Estudos Avançados, sob a supervisão de Teixeira Coelho (in memoriam), investigando a questão antropotécnica relacionada aos fenômenos da cultura e arte digitais na contemporaneidade.

EMERSON EDUARDO DA SILVA

EMERSON EDUARDO DA SILVA

Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em Design Educacional pela Universidade Federal de São Paulo e Bacharel em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi Professor Coordenador do curso Técnico em Administração no Centro Paula Souza. É Professor de Ensino Técnico em Marketing na Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura. Possui trabalhos sobre o tema da Acessibilidade, Inclusão e Tecnologias Educacionais, com destaque para um capítulo do livro “Design Educacional Orientado a Projetos: Relatos de Ensino e Aprendizagem em Contextos Formais e Acadêmicos”, publicado pela Universidade Federal de São Paulo.

EUCLIDES LOURENÇO CHUMA

EUCLIDES LOURENÇO CHUMA

Professor e Pesquisador na Unicamp (2024), Pós-doutorado na Universidade de Linköping (2023), Doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp (2019), Mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp (2017), Especialista em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo Inatel (2016), Especialista em Análise de Projetos pela Unicamp (2003) e Graduado em Matemática pela Unicamp (2002). IEEE Senior Member (2022). IEEE Impact Creators (2022), Presidente do IEEE Sensors Council South Brazil Chapter e Presidente do IEEE Systems Council South Brazil Chapter. Entre suas áreas de expertise incluem: sensores, inteligência artificial, interação homem-máquina, bioengenharia, telecomunicações, IoT, cidades inteligentes.

EVELYN CHRISTINA PERES BARRELIN

EVELYN CHRISTINA PERES BARRELIN

Doutorado em Educação, em andamento, pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Formação e especialização em psicoterapia comportamental pelo ITCR de Campinas. Aprimoramento em Psicologia da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Interesse de pesquisa: desinformação e inteligência artificial.

EVERALDO PEREIRA

EVERALDO PEREIRA

Doutor em Comunicação Social, linha de Pesquisa em Comunicação Institucional e Mercadológica, Mestre em Comunicação Social, linha de pesquisa em Processos Comunicacionais, Comunicação de Mercado, especialista em Planejamento, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e da Universidade Nove de Julho, membro dos grupos de pesquisa “Da Compreensão como Método”, da UMESP, e do “LabDesign”, da Mauá. Coordenador do Curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia, pesquisador associado ao Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, com experiência nas áreas de Marketing, Design e Comunicação.

FILIPE ALBUQUERQUE ITO RUSSO

FILIPE ALBUQUERQUE ITO RUSSO

Mestrande do programa Erasmus Mundus ofertado pela União Europeia, especialista em Computação Aplicada à Educação pelo ICMC/USP e licenciade em Matemática pelo IME/USP. Elu possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM. Autore dos romances premiados Caro Jovem Adulto e Asfixia, co-organizadore da coletânea “poETes: altas habilidades com poesia”. Ativista em SupereficienteMental.com. Pesquisadore nos grupos Círculo Vigotskiano, CATARSE associado à UnDF e TransObjeto à PUC-SP. Filipe é indígena, superdotade, agênere e autista.

FRANCISCO LEITE

FRANCISCO LEITE

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com estágio de doutoramento na Università di Bologna e Università degli Studi di Trento (Itália). Possui pós-doutorado em Comunicação, Antiopressão e Consumo pela USP/FAPESP. É vice-líder do grupo de pesquisa ArC2 – Estudos Antirracistas em Comunicação e Consumos, CNPq/USP. Entre outras publicações nacionais e internacionais, é autor de “Publicidade contraintuitiva: inovação no uso de estereótipos na comunicação” (2014) e “Afetividades LGBTQIA+ anunciadas: olhares de famílias brasileiras” (2023). É um dos organizadores e autor da obra “Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios”(2019), livro finalista do prêmio Jabuti 2020.

GABRIEL CARNAVAL ROSA DA SILVA

GABRIEL CARNAVAL ROSA DA SILVA

Advogado. Atuação científica-jurídica na área de Direito Público e Direito Digital. Pesquisador vinculado ao Legal Grounds Institute e Lawgorithm. Pós-graduando pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Aluno especial na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Membro da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados Pessoais e Inteligência Artificial da OAB/SP, ocasião em que foi nomeado Legal Consult da seccional na matéria de proteção de dados pessoais. Possui extensão acadêmica pela Harvard Law School (10ª edição do CopyrightX).

HORRARA MOREIRA

HORRARA MOREIRA

Horrara Moreira, advogada popular e pesquisadora. Mestranda no Programa de pós graduação em Direito da Regulação da Fundação Getúlio Vargas. Bacharel em direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora na Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa e assistente executiva na Advocacy Hub. Membra do Conselho Municipal de Proteção de Dados do Rio de Janeiro e do Coletivo Aqualtune Lab. Ex coordenadora da Campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira. Possui especialização em advocacy pela Advocacy Hub, Mobilização e Engajamento pela Megafone Ativismo, Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas e Design Centrado no Humano pela Acumen Academy e Ideo.org.

ISABELA XAVIER GONÇALVES

ISABELA XAVIER GONÇALVES

Professora universitária convidada e de pós graduação em Direito Digital e advogada atuante em projetos de governança coorporativa e gestão de riscos de dados e tecnologia. Doutoranda em Direito pela Faculty of Law and Criminology – Vrije Universiteit Brussel (VUB), em Bruxelas, Bélgica. Mestre em Direito Europeu e Internacional pela Universidade Brussels School of Governance em Bruxelas, Bélgica. Pós-graduada em Direito Digital e Proteção de dados (LGPD e GDPR). Graduada, também, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É pesquisadora assistente no Observatório Internacional sobre pessoas vulneráveis em proteção de dados – VULNERA em Bruxelas/Bélgica.

ISABELLA HENRIQUES

ISABELLA HENRIQUES

Advogada. Doutora e Mestre em Direitos Difusos e Coletivos – Direitos das Relações Sociais – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Diretora executiva do Alana. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/SP (2022-2023). Conselheira do Conselho Consultivo da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Conselheira do Conselho Deliberativo do Instituto Floresta Viva. Cofundadora do Advocacy Hub. Global Leader for Young Children pelo World Forum Foundation. Líder executiva pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI). Integrante do grupo multidisciplinar Understanding Artificial Intelligence (UAI) e pesquisadora do grupo Inteligência Artificial Responsável da Cátedra Oscar Sala, ambas iniciativas do IEA/USP.

ITALA LAURENTE

ITALA LAURENTE

Doutoranda e mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (DPCT-IG/Unicamp). Especialista em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cientista política pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru) e mestre em Gestão Social pela PUC-Peru. Experiência no setor público e privado em temas sociais e políticos para tomada de decisão. Conhecimento em democracia, governo digital, relações internacionais, e política científica e tecnológica. Membro da Rede de Especialistas do Observatório Interamericano de Governança e Inovação Pública (OIGIP) pela OEA e a Fundação Ortega e Gasett (FOG).

JANAÍNA NASCIMENTO FEITOZA

JANAÍNA NASCIMENTO FEITOZA

Pós-graduada em Nutrição, Alimentação Saudável e Empreendedorismo pela PUCRS, atualmente graduanda em Tecnologia em Data Science pelo IPOG, participa do Grupo de Pesquisa Ética e Tecnologia pela PUCSP e do Grupo de Estudos em IA Responsável da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da USP.

JÚLIA ROMANELLO CORDEIRO DE CAMPOS

JÚLIA ROMANELLO CORDEIRO DE CAMPOS

Bacharel em direito (USP – 2014), pós-graduação em direitos humanos (CEI – 2021). Cursando especialização em propriedade intelectual (ESA). Advogada atuante na área de propriedade intelectual.

LIA QUEIROZ DO AMARAL

LIA QUEIROZ DO AMARAL

Professor Titular Senior no Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP: https://portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/users/amaral Site com links para CV Lattes (publicações e orientações até 2016), ORCID (atualizada) e web page da FAP, com muita informação, inclusive links para trabalhos sobre Evolução Humana e para Research Gate. Pesquisas acadêmicas nas interfaces Física / Química / Biologia por décadas, tanto individuais como com estudantes e colaboradores. A partir de 2005 me voltei também para projetos de Ensino e Extensão: https://www.livrariadafisica.com.br/detalhe_produto.aspx?id=142930 Desde 2016 participo de vários projetos no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA).

LIVIA CAROLINA VIEIRA

LIVIA CAROLINA VIEIRA

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Possui Graduação em História (Universidade Federal de Ouro Preto), Pedagogia ( Universidade Nove de Julho) e Letras (Escola Técnica Everardo Passos). Atualmente é professora da área de Linguagens do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)- Campus Poços de Caldas. Atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação profissional no Brasil, tecnologias e inteligência artificial aplicadas a educação.

LUCIANA MOHERDAUI

LUCIANA MOHERDAUI

Articulista no Poder360, ex-professora visitante na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), integra a Cátedra Oscar Sala, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Pesquisa os impactos da internet na sociedade. Escreveu “Guia de Estilo Web-Produção e Edição de Notícias On-line” e “Jornalismo Sem Manchete – A implosão da Página Estática”. Integrou a Bienal da Imagem em Movimento (Buenos Aires) com o trabalho “We are still alive”, durante a pandemia de Covid-19. Fez parte da Mostra Internacional de Arte Italiana do MAC-USP, com pesquisa sobre projeções urbanas.

LUCIANA TERCEIRO

LUCIANA TERCEIRO

Luciana Terceiro é designer de interação e pesquisadora. Possui bacharelado em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, especialização lato-sensu em Pesquisa de Mercado Aplicada em Comunicações pela ECA-US, mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP, no programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital (2017-2019), e mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Estocolmo (2020-2022). Atualmente é doutoranda e designer na Universidade de Uppsala (Suécia), pesquisando engajamento de usuários em design digital na área da saúde. Faz parte do grupo de pesquisa DecolonizAI.

LUCILENE CURY

LUCILENE CURY

Graduada em Educação pela UNESP. Especialista em Projetos de Comunicação – CIESPAL (Equador). Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Com Pós-doutorado pela Universidade de Paris V – Sorbonne. Professora Associada – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora e Docente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Integração da América Latina – PROLAM – USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa – CNPQ – Cibernética Pedagógica Laboratório de Linguagens Digitais – ECA/USP e do Grupo de Pesquisa CNPq- Movimentos Econômicos & Migratórios – MEMI. Membro do Grupo de Estudos IA Responsável da Cátedra Oscar Sala – IEA – USP.

LUIS EDUARDO ALONSO VIEGAS

LUIS EDUARDO ALONSO VIEGAS

Luís Eduardo Viegas é gestor corporativo, consultor e pesquisador em Tecnologias Emergentes e Gestão, com ênfase em Estratégia Digital, Revolução Digital, Inteligência Artificial Responsável, Governança, Modelos de Negócio e Futuro do Trabalho. Doutorando no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, mestre em Administração pelo IBMEC, graduado em Ciências da Computação pela UERJ, além de cursos de especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ e MBA em Gestão Executiva pela FDC .

LUIS PAULO MUNIZ IUNG

LUIS PAULO MUNIZ IUNG

Graduado no curso de Licenciatura em Música pela UFRJ, violonista, cantor e compositor. Atualmente se dedica a estudar as relações entre tecnologia, música e educação em diferentes frentes, com destaque para o emprego responsável de IAs generativas no planejamento escolar.

LUIZ ANTÔNIO DE LIMA

LUIZ ANTÔNIO DE LIMA

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção – Lógica Paraconsistente, Pós-Graduação Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista; Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados. Editor na ABEC, Autor de artigos e livros na Editora Blucher: http://wcisp.com.br/artigo.pdf Atualmente: pesquisador do grupo IEA-USP “IA responsável”, PARALOGIK, GPAE-CNPq no tema Indústria 4.0 para tomada de decisão. Experiência profissional no setor público e privado, CEO WINFORMA, Diretor do Comitê Científico – APDADOS, Vice-Diretor ONG VEN, Coord. Geral na Graduação UNIP e Prof. FATEC/ETEC, FIAP, HSM, Encarregado de Dados, adequação a indústria 4.0 com tecnologias: Imp. 3D, Metaverso (RA-R).

MAIKEL PONS GIRALT

MAIKEL PONS GIRALT

Cubano, docente universitário, educador popular e ativista antirracista. Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional-UNISC e bolsista CAPES (2023). Pós-Doutorado na Cátedra de Educação Básica do IEA-USP (2022-2023). Doutor em Educação, UFMG (2021). Professor de Psicologia da Educação, Universidade de Brasília (2022-2023). Professor de Teoria Política, Universidade de Camagüey, Cuba (2013-2021). Membro do Latin American Studies Association (LASA); da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negros (ABPN); do GT CLACSO “Políticas Educativas e Direito à Educação” e da American Psychological Association (APA).

MARCELA CANAVARRO

MARCELA CANAVARRO

Jornalista, com mais de 10 anos de especialização em comunicação digital e inteligência de dados. É doutora em mídias digitais com especialidade em jornalismo (U.Porto/Portugal), mestra em Comunicação e Cultura (UFRJ) e especialista em gestão de projetos para mídias digitais e interativas (Senac-Rio). Já atuou como repórter no Jornal do Brasil, O Globo, O Dia e EBC, e como pesquisadora e professora na Escola de Comunicação da UFRJ e na Escola de Comunicação da FGV. Atualmente, é consultora em Comunicação digital e pesquisadora de pós-doutorado no NetLab da UFRJ, conduzindo pesquisas na área de Ciências Computacionais da Comunicação. Tem interesse em temas de pesquisa transversais à Comunicação, ao Direito e à tecnologia.

MARCELO BATISTA NERY

MARCELO BATISTA NERY

Doutor em Sociologia pela USP com intercâmbio na UC Berkeley e mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE. Mais de 15 anos de experiência em coordenação de projetos, pesquisa, análise de dados e disseminação de conhecimentos. Coordenador de Transferência de Tecnologia e “Head” do Centro Colaborador da OPAS/OMS (BRA-61) no Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP – CEPID-FAPESP. Pesquisador no Programa de Fellowship da ABES, no Think Tank “Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação” com o IEA-USP. Associado ao Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (LIEVES) e à Cátedra Oscar Sala do IEA-USP.

MÁRCIA AZEVEDO COELHO

MÁRCIA AZEVEDO COELHO

Coordena o GT1 sobre Inteligência Artificial Responsável na Educação, na Cátedra Oscar Sala (IEA-USP), desenvolve modelagem de currículo e cursos de formação continuada sobre o mesmo tema para escolas e instituições do terceiro setor. Possui pós-doutorado em Percepção Pública da Ciência pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Unicamp) e em Políticas Públicas de Incentivo à Leitura, pela Cátedra de Educação Básica (IEA- USP). Membro do GT em Educação, Trabalho e Sociedade, com foco na Formação Técnica e Profissional (IEA-USP) e do Grupo de Educação e Cultura, no Fórum do Futuro.

MARIA CRISTINA DIAS ALVES

MARIA CRISTINA DIAS ALVES

Maria Cristina Dias Alves é publicitária e doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, onde também realizou pós-doutorado e ministra aulas como docente colaboradora no curso de graduação em Publicidade e Propaganda e nos cursos de especialização em Cultura Material e Consumo e de Estética e Gestão de Moda. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP, atuou como diretora de criação e redatora em agências por mais de 20 anos. Membro dos grupos de pesquisa GESC3, da ECA/USP, e Comunicação, Consumo e Arte, da ESPM/SP; desde 2012 investiga as alterações nos processos de trabalho das equipes de criação publicitárias. Haicaísta e poeta, também escreve contos e crônicas.

MARIA REGINA LINS BRANDÃO VEAS

MARIA REGINA LINS BRANDÃO VEAS

Mestre em Educação e Formação Humana pela FaE-UEMG. Licenciada em Pedagogia pela FaE-UEMG. Bacharel em Ciências do Estado pela FD-UFMG. Tem experiência em educação e interculturalidade e interesse em educação e suas intersecções (cultura, ciência, tecnologia e sociedade.)

MARIANA MOREIRA NIEDERAUER

MARIANA MOREIRA NIEDERAUER

Mestranda em Direito e Sociedade na Universidade La Salle (Canoas), com bolsa CAPES/PROSUC. Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho (bolsa mérito ENADE-PUCRS) e Bacharela pela PUC/RS. Advogada licenciada OAB/RS. Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS e BPA/PUCRS entre 2018-2019, momento em que pesquisou Processo Eletrônico e sua Influência nas (Re)Definições da Competência Territorial. Possui interesse nas seguintes áreas: Tecnologias e sua Relação com o Direito, Redes Sociais e Regulamentação das Novas Tecnologias, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direitos Fundamentais, Pesquisa Empírica em Direito, Metodologia da Pesquisa Jurídica e Direito do Consumidor.

MARISA RUSSO

MARISA RUSSO

Filósofa (USP). Ciências Biomédicas (UNIFESP). Mestrado em Microbiologia e Imunologia pela (UNIFESP) e Sciences Cognitives (M1/2) – Ecole Normale Supérièure Paris. Doutorado sanduiche em Filosofia pela Universidade de São Paulo – RHESEIS-França. Pós-Doutorado pela Recherche Epistemologique Historique, Rehseis, França. Professora Adjunta da UNIFESP/EPM e Professora Visitante na USP desde 2018. Atua na Linha de Pesquisa: Neuroética, neurodireito, Neurofilosofia e Ética das Tecnologias Emergentes. Dirige grupo de pesquisa em Neuroética-Implicações sociais, éticas, filosóficas e legais (NEURO-I-SELF)- CNPq É Membro Associada da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento; International Neuroethics Society; Brazilian Research Integrity Science and Publication Ethics.

MAYANE BATISTA LIMA

MAYANE BATISTA LIMA

Doutoranda em Antropologia Social na Ufam, com doutorado Sanduíche na USP. Pesquisadora visitante do C4AI-CID-Inova-USP/IBM/FAPESP, interligando antropologia, gênero e tecnologia. Cientista da computação em formação, com mestrado em Comunicação pela Ufam e especializações em Marketing, Publicidade, Propaganda e Gestão de Pessoas. Bacharel em Jornalismo, autora do livro “Máquinas de Pensar” e organizadora da Coletânea “Ciberantropologia”. Membro da LXAI e pesquisadora no Nepam/Ufam e no ECOEM/UFSB.

MICHELE APARECIDA CERQUEIRA RODRIGUES

MICHELE APARECIDA CERQUEIRA RODRIGUES

Pós-doutora em Psicologia pela Universidad de Flores, Doutora em Educação pela Central Christian University, Doutoranda em Neurociências pela Logos University International. Diretora de Ensino em Saúde na Logos University International, Coordenadora do Departamento Internacional de Neurociências e Desenvolvimento Humano da Logos University International.

PAULA OTALORA-HEREDIA

PAULA OTALORA-HEREDIA

Advogada com pós-graduação em Direito Informático e ciberdelinquência, cursando mestrado em Política e Gestão da Ciência e Tecnologia na Universidade de Buenos Aires. Experiência profissional associada à política criminal e aos Direitos Humanos no Ministério Público da Nação da Colômbia. Interesses de pesquisa em segurança digital e a aplicação responsável de inteligência artificial, especialmente no âmbito judicial. Participou da edição de 2023 do programa Junior Fellowship Scholarship do Centro de Estudos de Telecomunicações da América Latina – cet.la.. Sua pesquisa concentra-se em estratégias de segurança cibernética na América Latina https://cet.la/programa-junior-fellowship-2023/

PAULO DA SILVA QUADROS

PAULO DA SILVA QUADROS

Mestre em Comunicação (Educação Digital), e Doutor em Didática (Educação Transmidiática) pela USP. Pós-doutorando em Comunicação (Filosofia e Estética Digital). Professor universitário e ministrante de cursos na área de Humanidades. Consultor técnico em educação a distância, projetos de cooperação internacional, educação e cultura digital. Membro de comitês científicos, conferencista e autor em editoras internacionais. Membro de diversos grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Pesquisador independente nas áreas de inteligência artificial, narrativas contemporâneas, estética e filosofia digital, saúde, pós-humanismo, educação digital, educação midiática, teorias da complexidade, pós-humanismo, história da ciência e tecnologia, formação de professores, valores educacionais.

PEDRO AURÉLIO SOLA DA SILVA RODRIGUES

PEDRO AURÉLIO SOLA DA SILVA RODRIGUES

Graduando em Direito pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2023 -) e em Gestão Pública pelo GRAN Faculdade. Integrante do grupo Cátedra Oscar Sala no GT 1- IA e Governo. Membro do Observatório de Políticas Públicas (OPPs), grupo de estudos vinculado ao Núcleo de Estudos de Políticas Pública “Elza de Andrade Oliveira” (NEPPS), da UNESP/FCHS, coordenado pela profa. Dra. Regina Claudia Laisner, em que desenvolve pesquisa quanto à acessibilidade dos Diários Oficiais de todos os níveis federativos (União, estados e municípios). Integrante dos Grupos de Pesquisa Filosofia, Arte e Política (FIAPO) da UNESP/FCHS e “Biopolítica e Biopoder” da FDUSP. Pesquisa o uso da inteligência artificial pela segurança pública.

RAYSSA MARQUES LOPES SABINO

RAYSSA MARQUES LOPES SABINO

Graduanda em Segurança Pública- UFF, interessada em saber como a tecnologia é utilizada atualmente para controle, seja na justiça, mediante reconhecimento facial, seja nos trabalhos de plataformas digitais.

REGIS PASINI

REGIS PASINI

Doutorando em Engenharia Elétrica na UNICAMP com mestrado em Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP, pós-graduação latu-sensu em Administração de Empresas e graduação em Engenharia Mecânica pela FAAP). É coordenador adjunto de Processos e Sistemas (Engenharia de Produção e Engenharia da Computação) no Centro Universitário Fundação Santo André e professor nos cursos de Arquitetura e Engenharia da mesma instituição. É vice-coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia da ABENGE. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Automação Industrial e interesses nos seguintes temas: educação em engenharia, educação empreendedora, robótica, inteligência artificial, automação industrial, processos de produção e processamento de imagens.

RENATA AKEMI OTAKE

RENATA AKEMI OTAKE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Bacharel em Direito pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Especialização em: Direito da Seguridade Social – Previdenciário e Prática Previdenciária (LEGALE), Direito Médico (UNIAMERICA), e Direitos da Mulher e a Advocacia Feminista (LEGALE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq “Democracia, Constituição e Direitos Humano-fundamentais”. Lattes: lattes.cnpq.br/0332803653673456 Orcid: orcid.org/0009-0006-4328-8560. E-mail: renataakemi97@hotmail.com.

RENATA FRADE

RENATA FRADE

Renata Frade está finalizando doutorado sobre feminismo e tecnologia na Universidade de Aveiro (Portugal), financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Estudou teoria transmídia com seu principal teórico, Dr. Henry Jenkins (USC/USA), no M.I.T. É editora de sua plataforma, Pop Junctions. Editora e autora de Technofeminism: Multi and transdisciplinary contemporary views on women in technology (UA Editora). Membro da Alliance (feminismo e IA). Foi ativista da ONG Girls in Tech Brazil. Oradora em simpósios tecnológicos (Gartner, IEEE etc). Escreve sobre mulheres na tecnologia em veículos como Mídia Ninja. Autora de 17 livros de ficção e não-ficção de editoras brasileiras e internacionais como Unesp, Rocco, Springer, Patuá. Graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio, Mestre em Letras pela UERJ

RICARDO LIMA PRACIANO DE SOUSA

RICARDO LIMA PRACIANO DE SOUSA

Ricardo Praciano é Brasiliense, Mestre em Educação (Unb-2023), Especialista em EAD, Licenciado em Educação, Bacharel em Ciência da Computação (UCB-1998). Tem interesse em Inteligência Artificial, Cibercultura e Formação de Professores. Atualmente é docente na Secretaria de Educação do DF.

RICARDO SOARES

RICARDO SOARES

Professor e Coordenador do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Professor do Curso de Engenharia Civil da UVA. Químico Industrial estatutário lotado na Gerência de Acompanhamento dos Instrumentos de Licenciamento Ambiental (GEILAM) do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), onde avalia os Gerenciamentos de Áreas Contaminadas (GAC) dos empreendimentos localizados no estado do Rio de Janeiro. Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Licenciatura Plena em Química pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo); Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela UFF.

RODRIGO BRANDÃO

RODRIGO BRANDÃO

Pesquisador do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br). Também é pesquisador do C4AI e coordenador do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Anteriormente, atuou como coordenador de Estudos e Debates da Fundação FHC, e como especialista em Relações Institucionais na Companhia Siderúrgica Nacional. É formado pela USP, com bacharelado em Ciências Sociais, especialização em Economia e mestrado em Ciência Política. É doutorando em Sociologia na mesma instituição.

RUBEM BILHALVA KONIG

RUBEM BILHALVA KONIG

Doutorando e Mestre em Direito. Atuação em direito empresarial (área processo civil, contratual, imobiliário, responsabilidade civil, direito desportivo e direito digital).- Pós Graduado em Direito Digital- Pós Graduado em Direito e Negócios Imobiliários- Pós Graduado em Docência Superior- Pós Graduado em Direito Desportivo e Direito Penal Econômico e Europeu – Universidade de Coimbra- Pós Graduado em Direito Desportivo – Universidade Castelo Branco- Diploma in Legal Studies – Birkbeck College – University of London – Membro Pesquisador do Legal Grounds Institute.

SILVIA PIVA

SILVIA PIVA

Advogada, Mestra e Doutora em Direito Tributário pela PUC-SP. Pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados – IEA USP sobre IA Responsável, no Núcleo IA e Justiça. Também realiza atividade de pesquisa acadêmica no Mestrado da FGV Direito, sobre Tributação no Ambiente Digital e na PUC-SP, no grupo TIDD. É sócia do GHBP, fundadora da Nau d´Dês, hub transdisciplinar sobre estudos de futuros para o Direito. É Coordenadora Regional do Curso de Pós-Graduação do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Autora de diversos livros e artigos na área jurídica, relacionados tanto ao Direito Tributário como sobre temas emergentes entre Direito e sua intersecção com as tecnologias.

TATIANA DE SOUZA LEITE GARCIA

TATIANA DE SOUZA LEITE GARCIA

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Departamento de Geografia da USP. Doutora e Mestre em Geografia, Graduada em Relações Internacionais e Geografia. Foi consultora do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atualizar a proposta da Política Nacional de Ordenamento Territorial. Ministrou disciplinas nos ensinos básico e superior, coordenou a graduação em Relações Internacionais e supervisionou atividades de pesquisa e extensão. Pesquisa a partir das Relações Internacionais e da Geografia Política a respeito de temas socioambientais, sustentabilidade, governança territorial, integração regional e projeção internacional do Brasil.

TELMA LUIZA DE AZEVEDO

TELMA LUIZA DE AZEVEDO

Membro do grupo FIGAS – Feminismos, Imagens, Gêneros, Artes e Sexualidades e da Col. JUnTEs. Doutora em Artes pelo PGEHA – USP, com tese sobre “net art”, explicitando proposições estéticas no fluxo de rede como fonte de conhecimento e exemplos de contramovimentos dentro das políticas de visibilidade, mestra em Ciências, EACH / TXM – USP, com a pesquisa sobre interação em rede pela produção e disseminação de imagens técnicas no contexto da cadeia de produção/consumo. Formação em Psicologia pela UNESP Bauru. Mediou práticas esportivas e expressões estéticas à inclusão de populações vulneráveis e a formação de lideranças comunitárias vinculando a ocupação territorial e a participação cidadã.

VINÍCIUS MONTEIRO DE PAULA GUIRADO

VINÍCIUS MONTEIRO DE PAULA GUIRADO

Médico Neurocirurgião Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Neurocirurgião Assistente da Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina USP e da Disciplina de Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Mestre em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP. MBA pelo Departamento de Economia da Escola de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo. Diretor Médico do Laboratório de Inteligência Artificial (In.Lab), Inova-HC, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Utiliza a Teoria da Atividade Histórico Cultural da Terceira Geração – Yrjö Engeström – para estudo da Interação Humano-Computador, desenvolvendo e moldando a atividade humana futura.