Alexandre Pupo
PUPO, A. S.; MAZZON, J. A. Contribuição ao Planejamento Estratégico: Uma Avaliação do Uso de Processamento de Linguagem Natural no Monitoramento de Sinais Fracos. XXVI Seminários em Administração (SemeAd). São Paulo/SP: Universidade de São Paulo, 2023a. Disponível em: <https://login.semead.com.br/26semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=567>.
PUPO, A. S.; MAZZON, J. A. Uma Avaliação do Uso de Processamento de Linguagem Natural no Monitoramento de Sinais Fracos. XI Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP-CIK). São Paulo/SP: SINGEP-CIK, 2023b. Disponível em: <https://submissao.singep.org.br/11singep/proceedings/resumo.php?cod_trabalho=336>.
Allan Alves Rodrigues
RODRIGUES, Allan Alves; BASTOS, Marcela da Silva Canto. O digital como objeto de pesquisa nas Ciências Sociais: desafios do mapeamento do pensamento social brasileiro a partir da análise das redes. Revista Eletrônica da Anphlac , v. 15, n. 1, p. 9-26, 2022. DOI: https://doi.org/10.36311/1982-8004.2022.v15.n1.p9-26. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1982-8004.2022.v15.n1.p9-26.
RODRIGUES, Allan Alves. Semânticas da manipulação: IA, fake news e a propagação do conservadorismo. Jornal da USP, 20 ago. 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/semanticas-da-manipulacao-ia-fake-news-e-a-propagacao-do-conservadorismo/.
RODRIGUES, Allan Alves. Narrativas do conservadorismo na Wikipédia lusófona: uma análise dos verbetes dedicados ao tema. 2023. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Humanas e Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zG7eop_hcPcG3_swbJ22F8F0nc6Fduoh/view?usp=share_link.
Anderson Röhe
ANDRADE, Cintia; ARIENTE, Eduardo; BELMUDES, Guilherme; RÖHE, Anderson. Contribuição à Consulta Pública sobre o Marco Regulatório da Inteligência Artificial. GEDI – Grupo de Pesquisa de Direito e Inovação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Publicado em 8 jun. 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/17ICMA8dyeMtCAIu2gdb-8hxyc2g5oIhL/view.
ANDRADE, Gabriela; RÖHE, Anderson. A Inteligência Artificial e os Direitos Fundamentais. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 28. 2023, p. 45–55. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/teccogs/article/view/67066.
BATISTA, Anderson Röhe Fontão. Metadados e o Dilema de Collingridge: como compatibilizar novas tecnologias e direitos fundamentais na Sociedade da Informação. PPGSD/UFF. Diálogos Institucionais e Políticas de Enfrentamento da Crise. Org.: Eduardo Helfer de Farias, Gabriel Rached. 1. ed. — Rio de Janeiro: Gramma Editora, 2021. p. 126 –142. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1uSzdbek9WCO42x-ieotCxxOwgJpI30WY/view.
BATISTA, Anderson Röhe Fontão; SANTAELLA, Lucia. Prognósticos das Deepfakes na Política Eleitoral. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 44, 2024, p. 187–196. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/221294.
BATISTA, Anderson Röhe Fontão; SANTAELLA, Lucia. IAs Generativas: a importância dos comandos para texto e imagem. Aurora: revista de arte, mídia e política, maio/ago 2023. São Paulo, v.16, n.47, 2023, p. 76 – 94. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/62724.
BATISTA, Anderson Röhe Fontão. Regulação e Planejamento Estratégico da Transformação Digital no Brasil: onde estamos, para onde vamos. Instituto de Tecnologia e Sociedade – ITS Rio. Pós graduação em Direito Digital. Direito Digital e Setor Público 2020.2. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1JinsFrfrWyvvcnd77slu4hu3epCrrmR2/view.
FRANCO, Diego; VIEGAS, Luís Eduardo; RÖHE, Anderson. Guia Ético para a Inteligência Artificial Generativa no Ensino Superior. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 28, 2023, p. 108-117. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/teccogs/article/view/67074.
PERON, Alcides Eduardo dos Reis; RÖHE, Anderson. Silenciamento Sociotécnico e os Limites do “Poder Instrumental”. Revista Estudos Avançados. v. 38, n. 110, p. 35–50. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/yxzqzQ4CvXRz7VnZzGHdcQc.
RÖHE, Anderson. A Antropomorfização da Inteligência Artificial: como e por que humanos julgam as máquinas. In: O Mal-Estar da Cultura – Revisitado. Algoritmos do Mal-Estar. Cap. 12, p. 183 – 199. Org. Lucia Santaella. – 1 ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2024.
RÖHE, Anderson. A Corrida Global pela Regulação das Inteligências Artificiais. Think Tank ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software – GT de Inteligência Artificial. Publicado em 4 jan. 2024. Disponível em: https://abes.com.br/a-corrida-global-pela-regulacao-das-inteligencias-artificiais/.
RÖHE, Anderson. O Ecossistema Chinês de Vigilância e Reconhecimento Facial: ameaça ou solução tecnológica? – 1 ed. São Paulo: Editora Dialética, 2022.
RÖHE, Anderson. Regulamentação da Inteligência Artificial Baseada no Risco: e agora? Think Tank ABES – Associação Brasileira de Empresas de Software – GT de Inteligência Artificial. Publicado em 5 jul. 2023. Disponível em: https://abes.com.br/regulamentacao-da-inteligencia-artificial-baseada-no-risco-e-agora/.
Veja mais em: https://pucsp.academia.edu/AndersonRöhe.
Atahualpa Blanchet
COELHO, Atahualpa Blanchet. Cidades inteligentes, democráticas e sustentáveis: o legado do G20 no Brasil. G20 Brasil 2024. https://www.g20.org/pt-br/noticias/cidades-inteligentes-democraticas-e-sustentaveis-o-legado-do-g20-no-brasil.
COELHO, Atahualpa Blanchet. Convergencia internacional: el anteproyecto de norma del PARLASUR y su impulso a la Economía Social y Solidaria en coherencia con resoluciones de la ONU, la OIT y Recomendación de la OCDE. Observatorio Iberoamericano del Empleo y la Economía Social y Cooperativa. 2024. https://www.oibescoop.org/noticias/convergencia-internacional-el-anteproyecto-de-norma-del-parlasur-y-su-impulso-a-la-economia-social-y-solidaria-en-coherencia-con-resoluciones-de-la-onu-la-oit-y-recomendacion-de-la-ocde/.
COELHO, Atahualpa Blanchet. Cooperatives at the Intersection of Fair Algorithmic Design, Data Sovereignty, and Worker Rights. Platform Cooperativism Consortium. 2024. https://platform.coop/blog/cooperatives-at-the-intersection-of-fair-algorithmic-design-data-sovereignty-and-worker-rights.
COELHO, Atahualpa Blanchet. Inteligência Artificial e Geopolítica do G20: o Brasil e a incorporação do Mercosul. Brasil de Fato. 2023. https://www.brasildefato.com.br/2023/12/19/inteligencia-artificial-e-geopolitica-do-g20-o-brasil-e-a-incorporacao-do-mercosul.
COELHO, Atahualpa Blanchet. La Transparencia Algorítmica en el Trabajo de Plataformas: El nacimiento de un nuevo derecho de la era digital. Noticias Cielo Laboral nro. 6. 2024. https://www.cielolaboral.com/wp-content/uploads/2024/06/blanchet_noticias_cielo_n6_2024.pdf.
COELHO, Atahualpa Blanchet. La Resolución de la EuroLat sobre Plataformas Digitales en la Economía Moderna: Diplomacia Parlamentaria y Participación Social. Revista Internet Ciudadana N.10. 2023. https://www.integracion-lac.info/es/node/49615.
COELHO, Atahualpa Blanchet. La dimensión sociolaboral del Mercosur y el constitucionalismo transformador en América Latina In. La dimensión laboral del constitucionalismo transformador en América Latina. 2024 Instituto Max Planck de Derecho Internacional y Derecho Público Comparado.
COELHO, Atahualpa Blanchet. La internacionalización de la reglamentación del trabajo de plataformas. Revista Internet Ciudadana N.9. 2023. https://archive.org/details/revista-ic-9-abril-2023.
COELHO, Atahualpa Blanchet. Lessons from Latin America on the impact of platform cooperativism and collective bargaining on algorithmic management. Equal Times, 2024. https://www.equaltimes.org/lessons-from-latin-america-on-the.
COELHO, Atahualpa Blanchet. New human rights in the digital age: Mercosur’s contribution to international regulation. Equal Times, 2023. https://www.equaltimes.org/new-human-rights-in-the-digital.
COELHO, Atahualpa Blanchet. O G20 e a Regulação do Trabalho de Plataformas por Aplicativos. G20 Brasil 2024. https://www.g20.org/pt-br/noticias/o-g20-e-a-regulacao-do-trabalho-de-plataformas-por-aplicativos.
COELHO, Atahualpa Blanchet. Resistência Digital: Da luta dos quilombos à igualdade racial no trabalho de aplicativos. Revista Fórum. 2023. https://revistaforum.com.br/debates/2023/11/16/resistncia-digital-da-luta-dos-quilombos-igualdade-racial-no-trabalho-de-aplicativos-por-deputado-paulo-atahualpa-blanchet-147857.html.
COELHO, Atahualpa Blanchet. The Algorithm at the Bargaining Table: Artificial Intelligence and Decent Work in the NBA. 8th Conference of the Regulating for Decent Work Network. on Ensuring decent work in times of uncertainty at the International Labour Office Geneva, Switzerland. 2023. https://www.ilo.org/sites/default/files/wcmsp5/groups/public/@dgreports/@inst/documents/genericdocument/wcms_887228.pdf.
COELHO, Atahualpa Blanchet. Trabalho e Mudança Climática: Estratégias do G20 para uma Transição Justa. G20 Brasil 2024. https://www.g20.org/pt-br/noticias/trabalho-e-mudanca-climatica-estrategias-do-g20-para-uma-transicao-justa.
COELHO, Atahualpa Blanchet. Trade union strategies on artificial intelligence and collective bargaining on algorithms. Equal Times, 2024. https://www.equaltimes.org/trade-union-strategies-on.
INNERARITY, Daniel., COELHO, Atahualpa Blanchet. Artificial intelligence and democracy. UNESCO. 2024. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000389736.
PUCHETA, M., & COELHO, Atahualpa Blanchet. La Declaración Sociolaboral del Mercosur y la importancia del activismo judicial. Revista De La Secretaría Del Tribunal Permanente De Revisión, 12(21), 1–26. 2024. https://doi.org/10.16890/rstpr.a12.n21.e537.
Camila Cintra
CINTRA, Camila. O Instagram está padronizando os rostos?. 1. ed. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2021. 92 p. v. 1. ISBN 6586088305.
Celso dos Santos Malachias
MALACHIAS, C. (2024). Visões futuras sobre governança ágil. In A. Muniz, D. Pirolla, F. Oliveira, J. E. A. Pessoa, J. Rodrigues, & M. de Oliveira Lemos (Eds.), Jornada da governança ágil: Unindo conceitos e práticas para estruturar empresas adaptáveis, inovadoras e perenes (pp. 254-259). Rio de Janeiro: Brasport.
MALACHIAS, C. (2024). Procurando emprego na década de 1990 e em 2024: Mudanças tecnológicas e comportamentais. Cielo Laboral, Noticias CIELO, 6, El Futuro del Trabajo en la Era de la Digitalización: Algoritmos, Plataformas y Nuevos Derechos Laborales.
Cláudia Helena dos Santos Araújo
ARAÚJO, C.H.S; COELHO, M. A.; FERRARO, D .S . S. B; QUADROS, P. S.; VIEIRA, L. C. Educamaisai. 2024. Disponível em: https://www.educamaisai.com.br/. Acesso em: 18 jun. 2024.
COELHO, M. A.; ARAÚJO, C. H. S. Considerações sobre a produção do conhecimento em IAED. In: Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância: Aprendizagem crítica e criativa na cultura digital, 2024. (Artigo aprovado). São José dos Campos, UFSCAR.
ARAÚJO, C.H.S; FERNANDES, J.S; VILAS BOAS, C.A.V. Inteligência Artificial e sua relação com o trabalho docente no Brasil. In: Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância: Aprendizagem crítica e criativa na cultura digital, 2024. (Artigo aprovado). São José dos Campos, UFSCAR.
ARAÚJO, C.H.S. Inteligência Artificial e trabalho docente: o que dizem as pesquisas? Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). 22p. Projeto de Pesquisa. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), 2024.
ARAÚJO, C. H. S. Trabalho Docente e a Tecnologia em Tempos Digitais. In: MORAES, M. G.; CHAVES, S. M.; CIVARDI, J. A.; TRINDADE, I. E. (Orgs.). Anais e artigos do 2o Encontro de Licenciaturas e Educação Básica: Educação mediada por tecnologias: desafios e proposições da Educação Básica ao Ensino Superior [Ebook]. Goiânia: CIAR UFG, 2022. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/ELEB_II_2020/2_artigos/e08.html. Acesso em 27 fev. 2024.
ARAÚJO, C.H.S; FEENBERG, A. (2023, 12 de maio). Diálogos com Andrew Feenberg[Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=YQb37lMKOCo.
ARAÚJO, C. H. S. Dos sentidos da tecnologia à convergência com a educação / From the meanings of technology to convergence with education. Brazilian Journal of Development, 6(6), 2020, 34970–34979. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-148 .
ARAÚJO, C. H. S. Discussões político-pedagógicas das tecnologias digitais na educação escolar no Brasil. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais, [s. l], v. 12, n. 2, p. 70-87, 2023. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/14335.
Danielle Soares e Silva Bicudo Ferraro
ARAÚJO, C.H.S; COELHO, M. A.; FERRARO, D .S . S. B; QUADROS, P. S.; VIEIRA, L. C. Educamaisai. 2024. Disponível em: https://www.educamaisai.com.br/. Acesso em: 18 jun. 2024.
FERRARO, D.S.S.B; CASSINI JUNIOR, I. C. Edutainment e seus Desdobramentos na Economia do Engajamento. Trabalho apresentado no GT2 Estratégias de comunicação em ambientes digitais do IV Encontro Virtual da ABCiber – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. Realização UNIFAE, nos dias 20 e 21 de junho de 2024.
SANTAELLA, l. . Há como deter a invasão do ChatGPT? [livro eletrônico]. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023. Recensão de: FERRARO, D. S. S. B.; COELHO, M. A. Revista Galáxia, SP, v. 49, 2024 (em processo de publicação). VIEIRA, L. C; FERRARO, D. S. S. B.; BARRELIN E. C. P. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância: Aprendizagem crítica e criativa na cultura digital, 2024. São Carlos, UFSCAR. (Artigo aceito).
Emerson Eduardo da Silva
SILVA, E. E.. PORTAL DE ACESSIBILIDADE DA UNIFESP: PLATAFORMA INTERATIVA E ABERTA PARA A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. Revista Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 8, p. 68-86, 2024. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/60877.
SILVA, E. E.. Innovation in Checkout Technologies Applied as a Competitive Advantage and Reduced Queues in Supermarkets. Mises Journal [Internet]. 2021 Apr. 13. Available from: https://www.misesjournal.org.br/misesjournal/article/view/1381.
SILVA, E. E.. Princípios cristãos para o comércio justo: uma discussão inspirada em Martinho Lutero. 1. ed. São Paulo: Editora Reflexão, 2018. 64p. ISBN: 9788580883886.
SILVA, E. E.; PEREIRA, A. C. L. N.; BAGLINI, R. F.; DIAS, R. F.; MALHEIRO, C. A. L.; GAMEZ, L. . Nas ondas com o poiô: trilhas formativas por meio do Telegram. In: Luciano Gamez, Cicera Aparecida Lima Malheiro. (Org.). Design Educacional Orientado a Projetos: Relatos de Ensino e Aprendizagem em Contextos Formais e Acadêmicos. 1 ed. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2023, v. 1, p. 113-135. ISBN: 9786587312866. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/items/50074296-abb0-41cd-b70b-d51aaffa4599.
Itala Laurente
LAURENTE, I., MALLQUI D.; SERAFIM, M.P. Políticas públicas en salud con uso de inteligencia artificial: producción de conocimiento científico en Sudamérica. Revista Tecnologia e Sociedade 19, n.o 58 (10 de dezembro de 2023): 41. https://doi.org/10.3895/rts.v19n58.16619.
OLIVEIRA, L.V; CRIPPA, M.E.N, LAURENTE, I.J., HOLANDA, T.L.C. Aspectos ético-jurídicos e tecnológicos do emprego de reconhecimento facial na segurança pública no Brasil. Revista Tecnologia e Sociedade 18, n.o 50 (2 de janeiro de 2022): 114. https://doi.org/10.3895/rts.v18n50.12968.
LAURENTE, I. Normativa, agenda digital y política de transformación digital: hacia un gobierno digital peruano. Revista Latinoamericana de Economía y Sociedad Digital, n.o 2 (25 de agosto de 2021). https://doi.org/10.53857/CNSW1721.
LAURENTE I. Enfoques teóricos de los Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología a la luz de la pandemia de la Covid-19. Revista Nombres, v. 6, p. 2021-85, 2021.
Lívia Carolina Vieira
ARAÚJO, C.H.S; COELHO, M. A.; FERRARO, D .S . S. B; QUADROS, P. S.; VIEIRA, L. C. Educamaisai. 2024. Disponível em: https://www.educamaisai.com.br/. Acesso em: 18 jun. 2024.
VIEIRA, L. C. Os impactos da Inteligência Artificial para o professor da Educação a Distância. In: Anais IV Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line, 2024, Fortaleza-CE.
VIEIRA, L. C; FERRARO, D. S. S. B.; BARRELIN E. C. P. Educação a Distância e Inteligência Artificial: uma revisão bibliográfica. In: Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância: Aprendizagem crítica e criativa na cultura digital, 2024. São Carlos, UFSCAR. (Artigo aceito).
VIEIRA, L. C. Considerações sobre a Inteligência Artificial e o professor da Educação a Distância. [E-book]. Pesquisas e práticas em Educação. VOLUME 3. 2024. Itapemirim. Espírito Santo. (no prelo).
VIEIRA, L. C; MARCUSSO, M. F. A incorporação da Inteligência Artificial na educação brasileira: uma análise da BNCC. [E-book] E-book do X Congresso Nacional de Educação. 2024. Fortaleza – CE. (Artigo aceito).
VIEIRA, L. C. Avanços e Perspectivas dos estudos brasileiros nos programas de pós-graduação sobre o uso do moodle na Educação a Distância: a presença da inteligência artificial. [Resumo Expandido] ANAIS do VI Seminário Internacional de Educação a Distância- SEMEAD. 2024. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Natal – Rio Grande do Norte. (Artigo aceito).
VIEIRA, L. C; MARCUSSO, M. F. Inteligência Artificial e os cursos de licenciatura no Brasil: uma análise das diretrizes e documentos norteadores. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Passos/MG, Brasil. ISSN: 2359-1269 Revista Eixos Tech. DOI:10.18406/2359-1269. (previsão de publicação agosto de 2024).
Luciana Terceiro
Nas, E., Longhi, F., Terceiro, L., Azevedo, T., Valente, T. (2023). Future Visions for a Decolonized Future of HCI. In: Stephanidis, C., Antona, M., Ntoa, S., Salvendy, G. (eds) HCI International 2023 Posters. HCII 2023. Communications in Computer and Information Science, vol 1832. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-35989-7_13.
Terceiro, L.(2023) Nothing about us without us: The journey of digital accessibility in the making, in Holmlid, S., Rodrigues, V., Westin, C., Krogh, P. G., Mäkelä, M., Svanaes, D., Wikberg-Nilsson, Å (eds.), Nordes 2023: This Space Intentionally Left Blank, 12-14 June, Linköping University, Norrköping, Sweden. https://doi.org/10.21606/nordes.2023.105.
Nas, E., Longhi, F., Terceiro, L., Azevedo, T., Valente, T. (2022). Future Visions for a Decolonized Future of Human-Computer Interaction: Thick descriptions of a survey created to discuss the colonization of imagination.
Lucilene Cury
CURY, Lucilene; GERALGES, Maria Amalia ; ALENCAR,RODRIGUES, L.L. ; MOROCHO RODRIGUEZ, Juan Carlos ; MASSOLA MODA, Bruno ; MEDEIROS, Maria Rolim ; GÓES, José Cristovan de ; CASTRO, Paulo Sérgio de ; MORAES SOBRINHO, Aparecido Pires de ; BARBOSA DE LIMA, Rodolfo das Neves . The Social Sciences and their relationship with natural biological aspects of tje Subject. International Journal of Arts and Social Science, v. 3, p. 246-256, 2020.
CURY, LUCILENE. Desafios da Educação na Era Planetária. In: VIII Simpósio Nacional de Ciencia, Tecnologia e Sociedade, 2020, Belo Horizonte (MG). Caderno de Resumos – Simpósio Ciencia, Tecnologia e Sociedade. Belo Horizonte: CEFET, 2020. v. 8. p. 86-86.
CURY, LUCILENE; ALMEIDA, Luiz Roberto . A Urgência de Políticas Públicas Para Artistas LGBTQ+ Latino-Americanos. REVISTA EXTRAPRENSA, v. 14, p. 299-316, 2021.
CURY, L.; LEAL, Katherine Athaydes . Educação em tempos de ensino remoto. jornal da USP, São Paulo, 11 jan. 2021.
CURY, Lucilene. A pesquisa em comunicação na era da Internet. Comunifé, v. 1, p. 41-45, 2021.
PRIETO CASTILLO, Daniel ; ALVES, J. L. A. ; APARICI, Roberto ; CONTRERAS B. ; S., C. E. C. ; CURY, Lucilene ; DAVILA Cobo, Gisela ; FERRARO, Carlos ; DRAGON Gumuvio, Alfonso ; MILLER, K. M. H. ; ROSA, A. L. ; MARTINEZ SALANOVA, Enrique ; ROCHA, César Augusto ; SUZINO, Ana Cristina ; TOSI, Irma ; TOVAR TORRES, Nelly ; TRÉSPIDI, Miguel Angel ; TUÑON, Modesto ; URANGA, Washington ; ZÓCLuciano EstebanOLA, . Comunicacón en territorio: construcción colectiva de sentido. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
CURY, L.; BARCELOS, Victor G. . A Educação Socioambiental sob o Paradigma da Complexidade – Relato de uma Experiência. Site da INTERCOM, 2021 (Publicação Online).
CURY, LUCILENE; ANYOSA, M. ; ZAPAROLLI, Bianca Barbara . O Conhecimento Científico: proposições atuais. In: CURY, Lucilene; MODA, Bruno Massola. (Org.). O Conhecimento Científico em Busca de Novos Caminhos. 22ed.São Paulo: Portal de Livros abertos da USP, 2022, v. 1, p. 18-34.
CURY, LUCILENE. O NOVO PACTO DA CIÊNCIA, TEMPOS DEPOIS. In: Cremilda de Araújo Medina. (Org.). Nas trilhas do Saber Plural: Três décadas de interrogantes – Série Novo Pacto da Ciência 12. 23.ed.São Paulo: ECA-USP, 2022, v. , p. 24-28.
CURY, Lucilene; CRUBELATTI, Vitor . O Pensamento Complexo de Edgar Morin como Fundamento Epistemológico para a Pesquisa Científica. In: Lucilene Cury; João Carlos Teixeira Junior. (Org.). O Gênio Morin e sua Influência nas Comunicações e nas Artes. 1ed.São Paulo: Universidade de São Paulo – Escola de Comunicações e Artes, 2022, v. 1, p. 14-24.
CURY, LUCILENE; ALMEIDA, Luiz Roberto . Globalização e Culturas Locais -uma análise contemporânea. In: ESOCITE, 2022, Sao Carlos – online. ANAIS ESOCITE. São Carlos – SP: UFScar, 2022. v. I. p. 138.
CURY, LUCILENE; M.AGGIO, A. B. ; BECK, Vinicius ; FAGIN, João Antonio Benz ; LEAL, Katherine Athaydes . A potencialidade da Ciência Colaborativa na Sociedade em Rede. online: ESOCITE, 2022 (Publicação Online).
CURY, Lucilene; GATTÁS, Carmen Lúcia ; SALLES NETO, José . A Resiliência em Tempos de Pandemia exemplos da Comunidade. online: Canal YouTube – Intercom – Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente, 2022 (Publicação Online).
CURY, Lucilene; Aragão, Cristiane Moura de Lima . ‘ O papel dos letramentos informacionais e midiáticos para combater a desinformação: reflexões e propostas a partir da experiência educacional da Finlândia’,. In: IV Seminário Multiletramentos,Hipermídia e Ensino, 2023, Campinas – online. Caderno de Resumos do IV Seminário Multiletramentos, Hipermídia e Ensino. Campinas – SP: Grupo de Pesquisa (MULTI) Letramentos na Escola por meio da Hipermídia, 2023. v. 2. p. 17-18.
27o. Congresso Mundial de Ciência Política. The Governance of the New Algorithmic Societies (Author) – Rethinking Migration to Global Cities in the Post-pandemic Era (Co-autor). 2023. (Anais do Congresso).
Luís Eduardo Alonso Viegas
CORTIZ, Diogo; BRAGA, Leonardo; AMARAL, Tatiana; VIEGAS, Luís Eduardo. Identidade cultural e inteligência artificial: uma análise das imagens de festas populares brasileiras geradas pela plataforma Midjourney. Interfaces da Comunicação, n. 2, 2023, p. 85-106. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/interfaces/article/view/220674.
FRANCO, Diego; VIEGAS, Luís Eduardo; RÖHE, Anderson. Guia Ético para a Inteligência Artificial Generativa no Ensino Superior. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 28, 2023, p. 108-117. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/teccogs/article/view/67074.
VIEGAS, Luís Eduardo. Dilemas éticos da inteligência artificial para um ensino em metamorfose. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 28, 2023, p. 56-66. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/teccogs/article/view/67068.
VIEGAS, Luís Eduardo; GRAGLIA, Marcelo Augusto Vieira. Local platform as a means of socioeconomic development and generation of well-being. Journal on Innovation and Sustainability, vol. 15, n. 1, 2024, p. 26-36. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2179-3565.2023v15i1p26-36.
Marcelo Batista Nery
NERY, M.B. Tecnologias de vigilância: considerações sobre a violência escolar. IT Forum, Colunas, 15 mai. 2023. Disponível em: https://itforum.com.br/colunas/tecnologias-de-vigilancia-consideracoes-sobre-a-violencia-escolar/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. O caminho para cidades (pouco) inteligentes: Estamos na mesma página? IT Forum, Colunas, 05 jun. 2023. Disponível em: https://itforum.com.br/colunas/o-caminho-para-cidades-pouco-inteligentes-estamos-na-mesma-pagina/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. Os desafios dos dados (Censo Demográfico 2020? 2022): Precisamos abordar o elefante na sala. IT Forum, Colunas, 06 jul. 2023. Disponível em: https://itforum.com.br/colunas/os-desafios-dos-dados-censo-demografico-2020-2022-precisamos-abordar-o-elefante-na-sala/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. Crime e Tecnologia: ‘correndo atrás do prejuízo’. IT Forum, Colunas, 21 ago. 2023. Disponível em: https://itforum.com.br/colunas/crime-e-tecnologia-correndo-atras-do-prejuizo/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. Acesso à Informação: no Brasil, o buraco é mais embaixo. IT Forum, Colunas, 25 set. 2023. Disponível em: https://itforum.com.br/colunas/acesso-a-informacao-no-brasil-o-buraco-e-mais-embaixo/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. A democracia e seus artífices: o papel dos agentes de segurança na era da informação. IT Forum, Colunas, 25 out. 2023. Disponível em: https://itforum.com.br/colunas/a-democracia-e-seus-artifices-o-papel-dos-agentes-de-seguranca-na-era-da-informacao/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. Não vemos a diferença entre as cores e se não vemos, não existe. IT Forum, Colunas, 20 nov. 2023. Disponível em: https://itforum.com.br/colunas/nao-vemos-a-diferenca-entre-as-cores-e-se-nao-vemos-nao-existe/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. São Paulo 470 anos. Portal Connected Smart Cities, Colunas, 23 jan. 2024. Disponível em: https://portal.connectedsmartcities.com.br/2024/01/23/sao-paulo-470-anos/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. Olhos na folia: notas de harmonia e evolução. IT Forum, Colunas, 08 fev. 2024. Disponível em: https://itforum.com.br/colunas/seguranca-folia-roubos-furtos/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. INSPIRE um futuro seguro: O impacto das tecnologias digitais na proteção da infância. IT Forum, Colunas, 04 abr. 2024. Disponível em: https://itforum.com.br/colunas/inspire-tecnologias-protecao-infancia/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. Eleições Municipais: Os Pilares da Governança em Cidades Inteligentes. Portal Connected Smart Cities, Colunas, 09 abr. 2024. Disponível em: https://portal.connectedsmartcities.com.br/2024/04/09/eleicoes-municipais-os-pilares-da-governanca-em-cidades-inteligentes/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. Abordando Limitações, Perspectivas e Impactos Éticos. In: WEBINAR ABES – Ciência de Dados aplicada às Políticas Públicas Urbanas, 2023, São Paulo. Disponível em: https://abes.com.br/ciencia-de-dados-aplicada-as-politicas-publicas-urbanas-abordando-limitacoes-perspectivas-impactos-eticos/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. Resiliência Cibernética e Urbana: Como a colaboração entre o público e o privado podem promover a segurança. In: CSC GovTech, 2023, São Paulo. Disponível em: https://portal.connectedsmartcities.com.br/2023/03/06/em-abril-acontece-o-csc-govtech-o-maior-encontro-de-solucoes-digitais-para-o-setor-publico/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. Quanto vale 20 centavos? IT Forum, 2024. Disponível em: https://itforum.com.br/colunas/quanto-vale-20-centavos/. Acesso em: 05 ago. 2024.
NERY, M.B. O que podemos nos tornar? A questão LGBTQIA+ e a opção tecnológica. IT Forum, 2024. Disponível em: https://itforum.com.br/colunas/questao-lgbtqia-tecnologia/. Acesso em: 05 ago. 2024.
RAMOS, R.G.; NERY, M.B.; ADORNO, S. Urban patterns and the geography of street robberies in the city of São Paulo, Brazil. Applied Geography, v. 167, p. 103298, 2024.
NERY, M.B. O antigo no digital: como a inteligência artificial (não) transforma a segurança pública. Jornal da USP, 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/o-antigo-no-digital-como-a-inteligencia-artificial-nao-transforma-a-seguranca-publica/. Acesso em: 05 ago. 2024.
Márcia Azevedo Coelho
ARAÚJO, C.H.S; COELHO, M. A.; FERRARO, D .S . S. B; QUADROS, P. S.; VIEIRA, L. C. Educamaisai. 2024. Disponível em: https://www.educamaisai.com.br/. Acesso em: 18 jun. 2024.
COELHO, M. A.; ARAÚJO, C. H. S. Considerações sobre a produção do conhecimento em IAED. In: Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância: Aprendizagem crítica e criativa na cultura digital, 2024. (Artigo aprovado). São José dos Campos, UFSCAR.
SANTAELLA, l. . Há como deter a invasão do ChatGPT? [livro eletrônico]. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023. Recensão de: FERRARO, D. S. S. B.; COELHO, M. A. Revista Galáxia, SP, v. 49, 2024 (em processo de publicação).
COELHO, M. A. Percepção de docentes e gestores sobre inteligência artificial na educação. Universidade de São Paulo. 2024. 32p. Projeto de Pesquisa. Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), 2024.
COELHO, M. A. Inteligência Artificial no Ensino Fundamental Anos Finais. In: Uma etapa “quase” esquecida: os Anos Finais do Ensino Fundamental – as condições de oferta, a formação dos professores e iniciativas inovadoras. GATTI, B.; MACEDO, Lino M.; BERNARDES, M. E. M.. Cátedra Alfredo Bosi. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2024.
ECAR, A. L.; UZUN, J. R. C. F. P. ; GAFFO, L. COELHO, M. A.C; SILVA; M. E.; GOUVÊA, T. Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação. IN Universidade e Educação Básica – Ensaios Bosianos. ALMEIDA-FILHO; N.;MACHADO, N. J.MACEDO; MENEZES, L. C.; GATTI, B. A. (ORGS.). IEA; Itaú Social; USP. São Paulo, 2024. (no prelo)COELHO, M. A. Um pouco de história sobre a IA. 2024. Site Educa + AÍ. Disponível em: https://www.educamaisai.com.br/>. Acesso em: 28 de abr. 2024.
Maria Cristina Dias Alves
ALVES, M. Cristina Dias. Trabalho, inteligência artificial e a metáfora da alucinação. In: Cielo Laboral, Noticias Cielo (jun.) 2024. El Futuro del Trabajo en la Era de la Digitalización: Algoritmos, Plataformas y Nuevos Derechos Laborales. https://www.cielolaboral.com/wp-content/uploads/2024/06/dias_noticias_cielo_n6_2024.pdf.
ALVES, M. Cristina Dias; TRINDADE, Eneus. Mediações comunicativas da cultura e as marcas mídia: midiatização e literacia para o pertencimento. TRINDADE, E.;
ALVES, M. C. D.; PEREZ, C. (orgs.) Mídia, publicidade e desafios do contemporâneo. São Paulo: ECA-USP. 2024. https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1245/1135/4332.
ALVES, M. Cristina Dias. Entre o provisório e o incerto: modos de trabalho em uma agência de publicidade colaborativa. Galáxia, v. 48 n. 1, 2023. https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/59558/42297.
ALVES, M. Cristina Dias. Um olhar sobre a práxis criativa das agências de publicidade digital contemporâneas. MEDEIROS, M.; FROES, T.; COELHO, R. (orgs.) Publicidade e marketing na cultura digital. Goiânia: Cegraf UFG, 2023 .
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/76/o/Publicidade_e_marketing_na_cultura_digital.pdf.
PETERMANN, Juliana; ALVES, M. Cristina Dias. Alguns traços do trabalho em direção de arte: terceiro movimento de pesquisa. Anais do 32° encontro anual da COMPÓS. São Paulo. Campinas, Galoá, 2023. https://proceedings.science/compos/compos-2023/trabalhos/alguns-tracos-do-trabalho- em-direcao-de-arte-terceiro-movimento-de-pesquisa?lang=pt-br.
ALVES, M. Cristina Dias. Publicidade: arte, técnica e humanismo. Portal Nosso Meio. 2023. https://nossomeio.com.br/publicidade-arte-tecnica-e-humanismo/.
ALVES, M. Cristina Dias. Da big idea ao big data em 10 anos do Cannes Lions: publicidade em tempos incertos. Signos do consumo, v. 14, n. 1, p. 1-18 (jan./jun.), São Paulo: ECA/USP. 2022. https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/198641/184278.
ALVES, M. Cristina Dias; RIBARIC, Marcelo. Publicidade e o product placement: início, alguns meios e fins. CARRASCOZA, J. A. O mimetismo publicitário: product placement, arte e consumo. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/6f8845_5e19fd955d9a4dc783c5037fc1ee4cee.pdf.
ALVES, M. Cristina Dias. Processos criativos em uma agência de publicidade em transformação: entre a expansão da técnica e a incerteza da arte. Rizoma 9 (2), 2021. https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/17041.
ALVES, M. Cristina Dias; PETERMANN, Juliana. Pesquisar as agências e as agências: um trabalho criativo em dupla. Anais do 44o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Pernambuco (on-line), Intercom, 2021. https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/ resumos/dt2-pp/maria-cristina-dias- alves.pdf.
Maria Regina
VEAS, M. R. L. B. Cidadania Digital para além do acesso. Trabalho apresentado. GT especial: educação e inteligência artificial – CAED-JUS 2024. Modalidade Online. FL, USA, 2024.
Paulo da Silva Quadros
ARAÚJO, C.H.S; COELHO, M. A.; FERRARO, D .S . S. B; QUADROS, P. S.; VIEIRA, L. C. Educamaisai. 2024. Disponível em: https://www.educamaisai.com.br/. Acesso em: 18 jun. 2024.
Quadros, Paulo da Silva (membro participante); Almeida, Ana Paula; Cláudia, Helena Araújo; Ferraro, Danielle; Vieira, Lívia Carolina; Coelho; Marcia Azevedo. Inteligência Artificial na Educação: Vislumbrar Possibilidades e Minimizar Desafios (texto fruto de reflexões e pesquisa coletiva). In: Jornal da USP. IEA-USP: Cátedra Oscar Salla, GT-Educação e Inteligência Artificial do Grupo de Pesquisa de Inteligência Artificial Responsável, sob coordenação científica do Prof. Dr. Virgílio Augusto Fernandes Almeida, disponível em: https://jornal.usp.br/?p=784172, publicado em: 23/07/2024.
Quadros, Paulo. (2024). Robot Epistemology: Vision, Perception and Curiosity as Innovative and Disruptive Challenges in the New Age Robotics, Chapter 01, p. 1-28. In: Prakash J., Manisha Vohra (Ed.). New Age of Robotics and Modern Computer Vision: Advances, Innovations and Applications. Australia, Central West Publishing (CWP).
Quadros, Paulo da Silva (interlocutor e moderador); Almeida, Ana Paula (entrevistadora); Cláudia, Helena Araújo (entrevistadora); Ferraro, Danielle (entrevistadora); Vieira, Lívia Carolina (entrevistadora); Coelho; Marcia Azevedo (coordenadora e moderadora). Entrevista do GT- Educação e Inteligência Artificial com o Prof. Dr. Romero Tori, Poli/USP. Realizada em 14/05/24, às 16h, via sistema de conferência on-line (sistema Zoom).
Quadros, Paulo da Silva (interlocutor e moderador); Almeida, Ana Paula (entrevistadora); Cláudia, Helena Araújo (entrevistadora); Ferraro, Danielle (entrevistadora); Vieira, Lívia Carolina (entrevistadora); Coelho; Marcia Azevedo (coordenadora e moderadora). Entrevista do GT- Educação e Inteligência Artificial com o Prof. Dr. Manuel Moran, ECA/USP. Realizada em 04/06/24, às 16h, via sistema de conferência on-line (sistema Zoom).
Quadros, Paulo da Silva (interlocutor e moderador); Almeida, Ana Paula (entrevistadora); Cláudia, Helena Araújo (entrevistadora); Ferraro, Danielle (entrevistadora); Vieira, Lívia Carolina (entrevistadora); Coelho; Marcia Azevedo (coordenadora e moderadora). Entrevista e debate crítico do GT- Educação e Inteligência Artificial com o Profa. Dra. Nilda Alves, UFRJ e seu grupo de pesquisa, debatendo uma súmula do texto da carta elaborada pelo GT. Realizada em 25/06/24, às 16h30, via sistema de conferência on-line (sistema Zoom).
Quadros, P. da S. (2023). Abordagem midiohermenêutica: incursões interpretativas para imersões intermediáticas no campo da arte tecnológica. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 4(2), 196–238. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/19789.
QUADROS, Paulo da Silva (2022). The Challenging Scenario of Brazilian Education in COVID-19 and Post-COVID-19 Times: Adaptive Transitional Online Learning and Teaching to Suit Mandatory Social Distancing. Edtech Economy and the Transformation of Education, pp. 138-156. Disponível em: https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9-8904-5.ch008.
QUADROS, Paulo. Shapes of Body: Contemporary Medical Utopian and Dystopian Narratives of Quantification, Identity and Aesthetics in Human Organism (Capítulo de Livro). In: Braga, Joaquim. Quantifying Bodies and Health Interdisciplinary Approaches. EQVODLIBET & Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, jan. 2021. Disponível em: https://www.uc.pt/fluc/uidief/ebooks/Braga_and_Guidi_eds_2021_QuantifyingBodiesandHealth.
QUADROS, P. Dissimulacro-ressimulação: ensejos da cultura do ódio na era do Brasil pós-verdade. Media & Jornalismo, 18(32), 201-218, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14195/2183-5462_32_14. Acesso em: 20/09/23.
QUADROS, P. Desafios Educacionais Contemporâneos: da Estética do Vazio à Estética da Inteligência. Revista de Comunicação e Linguagens (RCL), no. 47, 19 Jun 2017. Lisboa, Portugal: Universidade Nova de Lisboa, pp. Disponível em: https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/88. Acesso em: 20/09/23.
QUADROS, Paulo da Silva. Narrativas de Vida em Ambientes Transmediais e Multiversos. Revista Scitis, UNIP Interativa, 4ª edição, Janeiro/Junho de 2016, pp. 79-97. Disponível em: https://repositorio.unip.br/scitis-revista-cientifica/narrativas-de-vida-em-ambientes-transmediais-e-multiversos/. Acesso em 20/09/2023.
QUADROS, Paulo da Silva. “Medina, Cremilda. Ato presencial: mistério e transformação. São Paulo: Casa da Serra, 2016, 336 p.” (resenha). Revista Scitis, UNIP Interativa, 4ª edição, Janeiro/Junho de 2016, pp. 143-150. Disponível em: https://repositorio.unip.br/scitis-revista-cientifica/medina-c-ato-presencial-misterio-e-transformacao-sao-paulo-casa-da-serra-2016-336-p/. Acesso em 20/09/2023.
QUADROS, Paulo da Silva. K-web: plataforma tecnológica digital de inovação curricular. In: Revista Scitis, UNIP Interativa, 2ª edição, junho de 2015, pp. 90-107. Disponível em: https://repositorio.unip.br/scitis-revista-cientifica/k-web-plataforma-tecnologica-digital-de-inovacao-curricular/. Acesso em 20/09/2023.
QUADROS, Paulo da Silva. Assmann, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente (resenha). In: Revista Scitis, UNIP Interativa, 2ª edição, junho de 2015, pp. 131-134. Disponível em: https://repositorio.unip.br/scitis-revista-cientifica/assmann-hugo-reencantar-a-educacao-rumo-a-sociedade-aprendente-petropolis-rj-2001/. Acesso em 20/09/2023.
Renata Frade
Frade, R. & Wajcman, J. (2023). “Feminism and Technology: an interview with Dr. Judy Wajcman by Renata Frade”. In Technofeminism: multi and transdisciplinary contemporary views of women in technology. Aveiro: UA Editora. https://ria.ua.pt/handle/10773/37656.
Frade, R., & Vairinhos, M. (Eds). (2023). Technofeminism: multi and transdisciplinary contemporary views on women in technology. Aveiro: Coleção DigiMedia/UA Editora. https://ria.ua.pt/handle/10773/37656.
Nas, E., Frade, R. (2024). “Decolonial Information Technologies: challenges for design from intersectional and feminist perspectives in human-computer interaction (HCI)”. In: Human Rights and Health: Gender and Sexuality in Insurgent Voices. Salvador: EDUFBA. https://doi.org/10.17613/p3j1-6v38.
Frade, R.L., Vairinhos, M. (2023). “Digital Storytelling by Women in Tech Communities”. In: Holloway-Attaway, L., Murray, J.T. (eds) Interactive Storytelling. ICIDS 2023. Lecture Notes in Computer Science, vol 14383. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3031-47655-6_6.
Ricardo Soares
SOARES, R. O uso Responsável da Inteligência Artificial pode Auxiliar na Retomada da Produção Científica Brasileira?. Revista Virtual de Química, 15, 633-634, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20230046.
PESSANHA, M. V. M.; MARGALHO, M. G.; SOARES, R. Infoproletariado e as novas relações de trabalho: a desconexão como direito fundamental ao repouso. Notícias Cielo Laboral 6, 2024. https://www.cielolaboral.com/wp-content/uploads/2024/06/vinicius_goncalves_soares_noticias_cielo_n6_2024.pdf.
MOREIRA, A. C. F.; NAMEN, A. A.; SOARES, R. Participação em banca de Antônio Cláudio Monteiro do Nascimento. Avaliação de Modelo de Negócios Apoiado pela Inteligência Artificial para Fomento à Compostagem de Resíduos Orgânicos. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente) – Universidade Veiga de Almeida.
SOARES, R. O uso responsável da Inteligência Artificial na pesquisa científica: Desafios e oportunidades! Palestra proferida na II Semana de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Universidade Veiga de Almeida (II SIEEI – UVA) em novembro de 2023.
SOARES, R. O Uso Responsável da Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades! Projeto de Pesquisa devidamente cadastrado no Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida.
SOARES, R. Coordenador da Linha de Pesquisa “Inteligência Artificial e Sustentabilidade” no Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais, Engenharias e Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Antropoceno, devidamente cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – Lattes.
Carolina Christofoletti
Christofoletti, C. Palestrante em seminário: Digital Currencies and The Economics of Online Child Exploitation, INHOPE Summit 2024, Nova York, Estados Unidos. Outubro de 2024.
Christofoletti, C. Palestrante em seminário: Blockchain Intelligence in CSAM investigations. Anti-Human Trafficking Intelligence Initiative Summit. Online. Setembro de 2024.
Christofoletti, C. Palestrante em seminário: No-media CSAM networks inside social media: Recognition Phase. Trust & Safety Research Conference, São Francisco, Estados Unidos. Setembro de 2023.
Christofoletti, C. Palestrante em seminário: CSAM and the Dark Web – tracking new trends through blockchain analysis. INHOPE Experts Webinar. Online. Março de 2023.
Christofoletti, C. Palestrante em seminário: A practical approach to child exploitation investigations: From vendor identification to disruption. NCFTA. Pittsburg, Estados Unidos. Maio de 2023.
Christofoletti, C. Palestrante em seminário: Child Safety – Kwai 1st Trust & Safety Advisory Forum. Kwai. São Paulo, Brasil. Abril de 2024.
Sílvia Piva
PIVA, S. Conferência no Congresso de Direito Tributário do Paraná, IA na arrecadação tributária, Abril de 2024.
PIVA, S. Conferência no Congresso de Direito e IA, promovido pela OAB Tatuapé, IA e Justiça, Maio de 2024.
PIVA, S. O Devido Processo Tecnológico na Reforma Tributária. Publicação no JOTA, Brasil, Junho de 2024.
PIVA, S. Conferência no Tribunal Regional Federal da 2a Região sobre IA e Justiça Junho de 2024.
PIVA, S. Conferência na Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte sobre IA e Justiça Julho de 2024.