O foco da Cátedra Oscar Sala é aprofundar o conhecimento num conjunto de questões fundamentais para a compreensão da convivência social e operacional entre humanos e não humanos, representados por algoritmos, robôs e dispositivos inteligentes. Dentro desse contexto, no projeto IA Responsável serão explorados aspectos teóricos, técnicos, sociais, legais e institucionais relativos às aplicações de inteligência artificial, seus impactos, e como a sociedade civil e comunidade científica poderão intervir para que a IA seja implementada de maneira responsável.
O foco das investigações e trocas acadêmicas durante o período da Cátedra é compreender como os sistemas de inteligência artificial e seus designs operam e influenciam decisões e visões sobre o mundo em suas mais diversas esferas, desde a saúde, trabalho, educação, arte, cultura e identidades. Para que a sociedade possa construir mecanismos de governança digital, de forma a colher benefícios e minimizar impactos negativos dos avanços tecnológicos, é necessário ampliar o debate interdisciplinar, disseminar conhecimento e promover acesso à informação de modo a cultivar um terreno no qual a sociedade e comunidade acadêmica desenvolva um senso propositivo e participativo junto aos sistemas de governança da internet.
O estudo da IA Responsável requer múltiplos conhecimentos, que vêm de áreas como ciências sociais e humanas, ciência da computação, engenharias e artes, direito e ciências da saúde.
O acompanhamento crítico dessas atividades é feito por um grupo de estudos organizados em GTs (Grupos de Trabalho) dentro das áreas de maior interesse e atuação dos pesquisadores. São elas: “IA e Trabalho”, “IA, Comunicação e Artes”, “IA e Governo”, “IA e Justiça”, “IA e Educação”, “IA e Saúde” e “IA e Gênero”. Adicionalmente foi formado um grupo de estudos paralelo dedicado à confecção de uma Carta de Recomendações para o emprego da IA Responsável”, que será discutida e assinada pelos pesquisadores da Cátedra Oscar Sala, aberta a adesões.
O grupo de estudos IA Responsável tem a supervisão do Catedrático Virgílio Almeida e é coordenado por Elen Nas, Posdoc da Cátedra Oscar Sala.